7 razões para aprender uma língua

Updated: Jan 26

Hoje em dia estudar línguas novas tornou-se para muitos uma habilidade indispensável, tal como saber contar ou conduzir um carro.

Desde a infância aprendemos línguas na escola, estudamos os livros e fazemos testes de avaliação, muitas vezes sem prazer nenhum. Alguns de nós associam estudar as línguas como mais uma tarefa obrigatória, demorada e sem rendimentos obvious .

Neste artigo queremos apresentar 7 razões para mudarem ideias sobre o estudo de idiomas.

Então, porque vale a pena?

1. Viajar será mais fácil


Gosta de viajar? Quantas vezes aconteceu-lhe não poder comunicar efectivamente na hora de comprar bilhetes? Ou explicar na recepção que não tem água quente no quarto? Saber falar a língua local ajuda sempre a passar as suas férias stress-free.

Uma grande parte de nós adora viajar para poder experimentar comidas exóticas. Imagine como diferente seria a sua experiência se pudesse falar com o empregado de mesa e pedir conselhos para as suas escolhas (e também evitava de pedir as comidas raras que não consegue comer 😊






2. Ajuda a encontrar melhor emprego


Muitos de nós chegam a uma altura na vida quando sentimos a necessidade de mudar a sua vida profissional. Seja para subir na hierarquia da empresa, ou procurar emprego na área nova. Com o começo da pandemia em 2020, o nosso mundo levou um rumo completamente diferente. Como uma das consequências da situação global, a maior parte das empresas abriram-se ao mundo digital, o que nos permite procurar emprego em vários países e trabalhar a distância .

Os conhecimentos da língua abrem-nos as portas para o mundo empresarial online. Já imaginou como seria a sua vida se pudesse trabalhar para uma empresa estrangeira?





3. Ficamos mais espertos


Cada língua é um conjunto de padrões, regras e sistemas. Ao aprender um novo idioma, o nosso cérebro tem de aprender a estrutura complexa e absorver novas informações. Quando aprendemos exercitamos a nossa concentração e resolução de problemas. Desenvolvemos também o pensamento crítico, que traz imensos benefícios cognitivos.





4. Mais amigos, muitos mais!


Provavelmente a melhor parte de aprender os idiomas é a possibilidade de fazer novos amigos, os quais têm um papel tão importante na nossa vida. O que acha sobre começar uma conversa com um vizinho estrangeiro, quem ainda não conhece ninguém? Quem sabe, se calhar até lhe ajuda a encontrar o amor da sua vida?






5. Adiar Alzheimer e demência


Vários estudos científicos mostram que saber uma ou duas línguas estrangeiras pode adiar os primeiros sintomas de Alzheimer e demência de alguns anos. Enquanto não podem curar a própria doença, podem-nos ajudar a ganhar algum tempo.

6. Aumente a sua auto-confiança


Quando estudamos uma língua nova, muitas vezes aprendemos num grupo onde temos de errar e aprender. Para muitos isto significa sair da sua zona de conforto. Todavia fazer progressos e finalmente poder conversar em outro idioma dá-nos um imenso sensação de satisfação e concretização.






7. Aprender idiomas é divertido!


Enquanto há poucas pessoas mesmo apaixonadas em aprender subtilezas da gramática, descobrir novas palavras pode ser muito divertido!

Já pensou alguma vez porque os portugueses chamam o som do cão faz ‘ao-ao´ e os coreanos dizem ‘meong-meong’?

Também é muito interessante conhecer palavras que não tem tradução na nossa língua. Por exemplo, a palavra Verschlimmbessern em alemão significa piorar as condições de uma coisa enquanto tentamos de as melhorar.

Comece a aprender as línguas novas e usufruir dos benefícios! Pode ser um processo longo mas no entanto com certeza vai enriquecer a sua vida.

Se precisar da ajuda dos linguistas profissionais, nos hesite de contactar a Starska Translations.

Os nossos tradutores nativos vão lhe ajudar em qualquer questão que precise.

6 views0 comments
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn

©2021 by Starska Translations - Portugal - UK - Poland